Pesquisa

16 setembro, 2010
Hoje foi um momento à encrava. Pelos vistos a minha memória não está nos seus melhores dias.
Bom, falemos de pesquisa. Nem sempre é necessária fazer pesquisa quando se escreve. Tudo depende do género de livro que se vai narrar.
Neste volume que estou a escrever, para o prólogo - uma história parcial, esperançosamente à espera de uma continuação (veremos) - necessitei de fazer alguma pesquisa um pouco mais intensiva do que normalmente faço.
O costume que tenho é de fazer um leve browsing no Google. Não há melhor amigo que este. Quando tenho que pesquisar além do meu conhecimento académico volto-me sempre para a Wikipédia. Contudo, e com muita tristeza, em português está bastante esburacado. Uma vez mais sublinho que inglês é a melhor solução para pesquisar, uma vez que mais facilmente se encontra mais informação. Também se pode correr atrás de uma enciclopédia, mas aconselho isso como último recurso.

Há imensa gente que não está muito familiar com os atalhos de pesquisa, nomeadamente as aspas, o sinal + e o sinal -. As aspas mantém as palavras num fragmento ou frase, enquanto que os sinais adicionam ou retiram respectivamente a(s) palavra(s) que lhe(s) segue(m).

Quando algumas coisas são mais específicas e são para múltiplo uso é bom procurar livros ou ebooks sobre esse determinado assunto.

2 comentários:

wapy disse... [Reply]

Reconheço a Wikipedia como local para pesquisa apenas até a um certo ponto. Para coisas superfíciais, ou melhor dizendo, quando se quer ter uma ideia generalista de dado tema. Mas acho que quando se está à procura de algo simultaneamente extenso e credível, não é melhor local para procurar o que quer que seja. E digo isto de experiência própria porque como a Wikipedia pode ser alterada por todos e por qualquer um, simplesmente perde fiabilidade.

Mas continuando, fizeste bem em expôr este tema. Há muita gente que acha que porque está a escrever Ficção não tem de fazer pesquisa e isso é.. Vá, meh. Não há outra palavra, é claro que há que fazer pesquisa, e eu até chegava a ponto de dizer que ela é praticamente independente do tema. Eu acho que até para as relações humanas numa dada história é preciso pesquisar um bocado. E como já dizia o outro, para se saber escrever é preciso ter-se lido e com muita razão. Se calhar isso também pode ter tomado como uma forma de pesquisa. Se for, é das que aconselho melhor, porque não há nada como ler um livro para perceber como a coisa funciona :) Há muita gente que pensa que pode virar autor sem gostar de ler, mas eu ainda estou para ver bons resultados vindos dessa premissa, ahah.

rainfreak disse... [Reply]

@wapy
Sim, quando procuramos algum conhecimento no geral é dos melhores sítios. Claro que se queremos aprofundar ao máximo é melhor correr até uma biblioteca e enterrar o nariz em enciclopédias.

Sim, também estou farta de ouvir que ficcção não precisa de persquisa. E o resultado é algo como a Saga Twilight, com fans ferrenhso de fantasia urbana a dar na cabeça à autora.
Ui, quando são históricos, é extensa. Tive de ler imensos textos para poder escrever o prólogo e no fim acabasse só por usar uma minoria de toda a informação recolhida. É por essa raz ão que nem imprimo pesquisas.
concordo contigo. Um autor deve gostar de ler. E muito.

Enviar um comentário