Estrutura e como organizar facilmente uma

07 setembro, 2010
Hoje podia estar aqui infinitamente a falar sobre a estrutura de uma história e maçar-vos até ao aborrecimento. Nem era minha ideia começar com este post, mas sim o da ideia, mas achei que este era mais importante de saber primeiramente. Como nem eu pessoalmente gosto de textos longos, vou comprimir aquilo que sei para o essencial sobre estruturação.


Esta é a estrutura mais básica a que se pode resumir um história:
  • O princípio - Toda a exposição de personagens, sítio e todos os condicionantes que fazem parte da história.
  • O meio - Aqui é a parte mais importante, e para muitos a mais difícil: o conflito. Isto é a alma do livro. Tal como a Wapy explicou no Processo Criativo 1, as personagens nascem por necessidade, necessitam motivação e são as ferramentas da história. Ou seja, quando criamos uma história temos de ter em conta um aspecto muito importante: apenas existirá um conflito se a personagem se conseguir deparar com problemas, qualquer que seja o tipo deste e depois o solucionar.
  • O fim - A grande maioria das pessoas quando têm uma ideia, normalmente têm o princípio e o fim já definidos de certa maneira. Embora isso, é absolutamente necessário ter em conta que o fim é a resolução do conflito, e daí ser preciso que o fim faça sentido em relação ao meio.
Alguns aspectos a ter em conta sobre a estrutura para não esquecer são que nenhuma das fases da estrutura tem de obrigatoriamente seguir uma determinada extensão e é também de acrescentar que não é preciso criar apenas um conflito ou muitos para ter uma boa história. Se estivermos a escrever uma short-story (ou um conto se preferirem) vamos cingir-nos a meros parágrafos.

Agora à parte interessante! Como organizar facilmente uma estrutura para uma história. Existem imensas maneiras de o fazer. Mas vou mostrar apenas um par delas, porque são simples e fáceis de acrescentar mais e mais detalhes.

Existe um método criado por Randy Ingermanson chamado o Método do Floco de Neve. Simplificado e explicado, este método diz-nos que para estruturar uma história devemos fazê-lo partindo de algo simples e ramificando-o, e dessa maneira tornar mais complexa a história, tal como a estrutura do floco de neve Koch (falamos de formas fractais).
Usando este método como base, podemos estruturar uma história usando:
  • post-its - cada post-it contém informação sobre a história: uma personagem, uma acção/acontecimento, um problema, um detalhe técnico, etc. Torna-se fácil organizar linearmente a história ao alinhar os post-its conforme quisermos.
  • listas - já usei este método, e é muito bom se tivermos a história toda na cabeça. É rápido de criar um manuscrito, deixando-o depois para revisão. Fazem-se tópicos que servem de guias.
Existem alguns programas por essas bandas além do Word ou Note Pad. Um programa curioso que encontrei foi o Liquid Story Binder XE, feito especialmente para quem escreve, principalmente a computador. Pessoalmente, ainda gosto de pegar na caneta e nem sempre tive computador para escrever. O meu primeiro livro foi todo escrito à mão.

5 comentários:

wapy disse... [Reply]

Woo, eu tive direito a referência!

E agora falando a sério, essa ideia dos post-its parece interessante. Acho que vou experimentar. Além disso, também já tentei o Liquid Binder, mas depois voltei ao good'ol'Notepad.

Acho que fizeste bem em separar as partes e explicar. Se bem que acho que podias ter dado mais ênfase ao facto de o Fim ser a resolução do conflito e não propriamente 20 páginas a explicar como os personagens foram morar todos felizes e contentes para uma casa de campo.

Anónimo disse... [Reply]

Sinceramente gosto dos teus posts e dou-te os meus parabens por escreveres um livro inteiro à mão. EU tabem gosto muito mais de pegar numa folha e numa caneta do que passar horas em frente ao computador.
As melhores ideias vem quando andamos por ai, normalmente, e nao quando estamos pedrados o dia todo em frente ao pc a ermitar.

Eu nunca tive muito "jeito" para escrever uma historia de forma organizada mas pensa-la é differente e muito mais simples. Ja usei o metodo dos post-its e das listas mas acabo por os perder por isso se um dia perder a memoria maior parte das minhas historias vai com ela.

À uns bons tempos escrevi um blog post exatamente sobre comoeu faço algumas das minhas historias. E hoje com o teu post descobri que normalmente uso o metodo do Floco de Neve.
Se estiveres interessada e se estiveres com paciencia para textos compridos deixo-te aqui o link: http://mywingedmind.blogspot.com/2010/04/some-advices.html

PS: So porque sou uma chata e continua com o bom trabalho do blog :D

rainfreak disse... [Reply]

@wapy
Para mim não há nada melhor que o Word!Só pelo dicionário.
Bem, acho que isso também já é tolice se alguém pensa fazer o fim dessa maneira. Mais soa a um epílogo LOL.

rainfreak disse... [Reply]

@Di @
Obrigada uma vez mais!
Pessoalmente costumo colá-los em cadernos. É onde normalmente faço as notas. Tenho um caderno A5 quadriculado próprio só para notas, e excertos surgem em blocos ou folhas no dossier de aulas.
Fiquei um pouco confusa com o teu post, mas acho que deves trabalhar nisso. Quando chegamos ao fim não há nada melhor que sentir-se conseguido!

PS: já agora, moras em que parte da cidade?

Anónimo disse... [Reply]

@rainfreak Ja escrevi aquele post a uns bons meses é mesmo capaz de estar muito confuso. --"

PS: Moro perto do Cubo, bem longe da civilização. D:

Enviar um comentário