PEE - O efeito emoção

14 setembro, 2010
Primeiro vou pedir desculpas por ontem não ter havido updates. Tive uma insónia, deixei-me dormir de manhã e depois saí até à cidade. Quando cheguei, à noite só conseguia pensar em ler o No Mercy da Sherrilyn Kenyon (que bem valeu a pena!).
Hoje durante a minha leitura de mensagens fui parar a um blog português - o qual não vale a pena mencionar - e li uma coisa que me deixou perpetuadamente estupefacta. Todos estão conscientes que a relação de leitor/livro com a obra A Saga Twilight (Crepúsculo) existe maioritariamente de uma forma: love/hate.
É óbvio que a maioria das pessoas sabe justificar os seus gostos. Agora daí a dizerem que não compreendem as razões pela qual alguns gostam só me dá vontade de chamar essa gente de tansos. Isto porque para quem se preza de fazer reviews (críticas) não parece apanhar metade das coisas.
Há já muito que me tinha apercebido do que realmente prende os leitores a um livro. Não é só a originalidade, acção e pequenos detalhes que os vão colar às páginas, mas a empatia para com as personagens. Mas dito desta maneira, responderiam que as personagens desta história são do mais estúpido possível de imaginar.

E aqui fica a diferença - aquilo que leva um livro mais além de uma boa obra é o que se chama de PEE (Powerful Emotional Experience) - Experiência Emocional Potente. Foi o que aconteceu com a Saga Twilight. E muitos dirão "Infelizmente!" Contudo quando lemos um livro, vamos ligar-nos às personagens e às experiências que estas vão passar. Randy Ingermanson fala sobre isso, e explica melhor em que consiste a PEE.
Para rematar em simplicidade como costumo fazer, posso-vos dizer que consiste no seu básico em puxar da emoção interior das personagens. Para fazer isso podem perguntar a vós próprios o seguinte: 
  • Como se sente a minha personagem?
  • O que sente a minha personagem? 
Espero fazer no futuro um post mais detalhado. Entretanto podem saber um pouco mais lendo estes posts sobre o assunto:
Powerful Emotional Experiences in Fiction  
On Those Pesky Powerful Emotional Experiences

6 comentários:

Anónimo disse... [Reply]

Em relação à Saga Twilight/Crepúsculo não estou nem do lado do love nem do lado do hate. O facto é que já li toda a colecção e apesar de as personagens serem verdadeiramente estúpidas existe a tal empatia.

wapy disse... [Reply]

Bom, eu cá nunca li nenhum dos livros da saga - e pelo que ouço da história, ela não pode ser de forma alguma o único motivo do sucesso, até porque não acho nada de especial.

Se alguma coisa tem de justificar este sucesso, provavelmente é a empatia, como referiste. Se são personagens estúpidas ou não, eu não sei de nada e por isso não me posso pronunciar. Mas se sei que estão feitas à medida do público-alvo destas peças, lá isso estão.

rainfreak disse... [Reply]

@Di @
Sou da mesma opinião. Já ouvi tanto que acabei por me fartar e quando me perguntam de que lado estou acabo por encolher os ombros e dizer "nenhum".
É desse mesmo facto que falo. 8D

rainfreak disse... [Reply]

@wapy
Exactamente. Há que considerar sempre que público vai ler.

Catarina Andrade disse... [Reply]

Nunca li nenhum livro, e só vi o primeiro filme na tv, por acaso :P

rainfreak disse... [Reply]

@Catarina
De maneira técnica, não é um livro aconselhável. Para quem se prefere entreter, não é tão mau como alguns!

Enviar um comentário