Anatomia esquelética de um plot

27 janeiro, 2011
Em referência ao post Estrutura e como organizar facilmente uma decidi exemplificar uma das formas que mencionei - post-it's/notas -, mas aliada ao método de resumo capitular. Isto é, a história é estruturada capítulo a capítulo, cada um descrito por um pequeno parágrafo entre cinco e dez linhas. Sempre que falta um detalhe ou deva haver uma introdução - basicamente uma nota lateral - ao invés de escrever na margem, que provavelmente tornaria essa nota quase invisível, adiciono um post-it na margem, que deliberadamente deixo maior para o colar.
 Algo do género. As notas são em inglês para ninguém em casa cuscar!
Segue um pouco o que fiz para o primeiro volume da série, listagens em tópicos para cada capítulo, com uma caixa para riscar, cada tópico correspondendo a uma média de cinco páginas. 
Também uso pequenos marcadores rectangulares, que tornam fácil indicar pequenas inserções a meio desses resumos:
 
Oh, olhem, sou eu! 8D

Se isto for mantido num caderno, ou algo semelhante, não perdem os papelitos. Por exemplo, eu costumo usar um caderno quadriculado A4 (acima na foto) ou A5 para manter notas de ideias para não só este manuscrito, como para outros da mesma série e de outras e até mesmo para designs dos livros ou sítios/cenas que descrevo em partes. Provavelmente vou mudar para um tamanho mais pequeno e portátil e com folhas sem linhas.

3 comentários:

wapy disse... [Reply]

A luz nos teus óculos faz-te ficar com cara de má :V

Isso é uma óptima ideia para quem mantém as coisas num caderno, tudo escrito à mão :) No meu caso, como escrevo no pc, aproveito outro tipo de notas (digitais!) ou adiciono logo; sempre há essa vantagem.

rainfreak disse... [Reply]

@wapy
Mostra mostra mostra! Para eu pôr num próximo post 8D

wapy disse... [Reply]

Ahaah, já há muito que não faço isso, tenho muitas voltas para dar. Há as notas do MS Word, que até nem são nada más, mas por vezes um bocado confusas :)

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